Quais os benefícios da suplementação antioxidante?

Quais os benefícios da suplementação antioxidante?
Você já parou para pensar no quanto o nosso corpo é complexo? E é justamente por esse motivo que é tão importante cuidá-lo, a fim de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida.

Aproveitar os benefícios da suplementação de antioxidantes é uma ótima forma de começar a tomar esse cuidado.

Mas você sabe o que é a suplementação de antioxidantes? Neste post a gente te mostra tudo sobre ela. Confira!

 

 

Afinal, o que são antioxidantes?

São substâncias presentes nos alimentos que ajudam a proteger o corpo da formação de radicais livres, que são os oxidantes. Como o próprio nome já sugere, os antioxidantes atuam combatendo a oxidação que ocorre no corpo, protegendo as células sadias e prevenindo inúmeras doenças, além do envelhecimento precoce.

 

Exemplos de substâncias antioxidantes estão em alguns fitoquímicos como os polifenóis (presentes na pimenta, anis estrelado, cacau puro, café, frutas vermelhas); flavonóides (curcumina do açafrão da terra, antocianinas encontradas em amoras, mirtilo, morango, acerola, quercetina presente na maçã, amora, cebola, catequinas do chá verde, cacau em pó, e isoflavonas da soja, lentilha, feijões, grão de bico); além dos carotenóides como a luteína e zeaxantina, licopeno e betacaroteno.

 

Uma alimentação rica e equilibrada, contendo fontes destas substâncias fornece ao corpo uma boa quantidade de antioxidantes. Em contrapartida, a correria da rotina pode influenciar na ingestão da quantidade necessária. Nessas situações, a suplementação pode ser uma boa alternativa, onde irá suprir as necessidades do organismo.

 

Encontramos no mercado algumas versões disponíveis como açafrão da terra, chá verde, café verde, gengibre, óleo de groselha negra, vitaminas C e E, alho e entre outros, em forma de cápsulas, suplementos solúveis ou gomas (dependendo do tipo do composto) tornando a ingestão no dia a dia muito mais prática.

 

 

E quais os benefícios da suplementação de antioxidantes?

O maior benefício está relacionado aos resultados da atuação em nosso organismo. Ao proteger as células saudáveis da ação dos radicais livres, o corpo já usufrui de muitos benefícios:

  • Crescimento de células saudáveis;
  • Prevenção do envelhecimento precoce e aumento da longevidade;
  • Aumento da imunidade;
  • Prevenção da degeneração de órgãos e tecidos;
  • Redução e proteção contra doenças cardiovasculares;
  • Redução de inflamações;
  • Prevenção de rugas e flacidez de pele, por serem também fotoprotetores;
  • Proteção da região macular dos olhos.

Os benefícios se estendem desde o combate de doenças até o favorecimento da parte estética, já que a pele é uma das principais beneficiadas — inclusive os antioxidantes estão presentes em inúmeros cremes faciais. Ou seja, uma dieta composta por antioxidantes traz muitos benefícios ao corpo.

 

 

Como identificar a deficiência de antioxidantes?

Apesar de se falar muito nos benefícios, pouco se aborda sobre como identificar quando o organismo está com falta dessas substâncias. Contudo, é importante saber os sintomas, principalmente para identificar as necessidades do corpo.

 

O próprio surgimento de algumas doenças já pode indicar a baixa concentração, mas há outras formas de identificar, como a má ramificação das artérias do pescoço, tórax e rosto, a hipersensibilidade à luz solar e manchas castanhas na pele, dores articulares, imunidade baixa, fadiga e cansaço constantes.

 

O ideal é ingerir a quantidade de antioxidantes necessárias para a proteção das células, garantindo saúde e qualidade de vida. Afinal, é melhor prevenir do que tratar as doenças após instaladas.

 

Apesar de parecer complicado, fornecer o que o corpo precisa é muito mais simples quando se entende o efeito disso. E melhor, um profissional nutricionista pode auxiliar sobre qual o melhor composto para suplementar em caso desta necessidade!

 

 

Você já sabia dos benefícios da suplementação de antioxidantes? Percebeu o quanto pode afetar a qualidade de vida? Também considera importante a sua ingestão? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua opinião com a gente!

Posts Relacionados

Comentários estão fechados.