O que são e quais os benefícios dos minerais antioxidantes

O que são e quais os benefícios dos minerais antioxidantes

Os minerais antioxidantes têm ganhado cada vez mais destaque nas dietas funcionais devido aos seus diversos benefícios, mas você sabe o que são eles? Assim como o ferro presente no nosso sangue, tratam-se de íons metálicos que auxiliam o combate às toxinas e aos radicais livres, evitando o envelhecimento celular e deixando a pele mais saudável.

Entenda melhor como funcionam essas moléculas e quais as principais vantagens de seu consumo neste post!

 

Mecanismo de ação 

A oxidação é um processo natural do organismo, em que radicais livres, ao entrarem em contato com moléculas e células do nosso corpo, oxidam-nas. Para evitar que isso ocorra, é necessário ingerir algumas substâncias antioxidantes, como as vitaminas A, E e C e alguns minerais.

Diferentemente do que ocorre na maioria das moléculas orgânicas que agem como antioxidantes, como flavonoides e carotenoides, os minerais antioxidantes também auxiliam no metabolismo de vitaminas, além de participar de diversos processos no funcionamento do nosso corpo.

 

Benefícios

Confira, a seguir, os principais benefícios que esses minerais promovem em nosso organismo:

 

1. Previnem doenças degenerativas

Algumas doenças, como o Alzheimer e o mal de Parkinson, são causadas pela degeneração celular, processo associado à oxidação do organismo. A ingestão de minerais antioxidantes é uma medida que pode ajudar a prevenir o aparecimento desses males, além de retardar seu avanço.

 

2. Melhoram a saúde da pele

Além de auxiliarem diretamente o combate ao estresse oxidativo, esses minerais também promovem uma melhor cicatrização, previnem danos causados pelo sol e aumentam a elasticidade da pele.

 

3. Beneficiam o sistema imune

Alguns desses minerais também atuam como estimulantes do sistema imune, seja diretamente ou no auxílio da síntese de enzimas e vitaminas.

 

Principais minerais antioxidantes

Além da suplementação, essas substâncias podem ser encontradas em diversos alimentos e desempenham diferentes funções no nosso organismo. Conheça as principais:

 

1. Selênio

Além de participar ativamente no combate aos radicais livres, esse mineral também auxilia na produção de outros compostos antioxidantes, como a enzima superoxidase.

Outros de seus benefícios são a regulação do sistema endócrino, o aumento da imunidade, a prevenção de doenças cardiovasculares e o auxílio no ganho de massa magra.

É um mineral necessário em baixas quantidades, sendo que algumas castanhas do pará já oferecem a quantidade diária necessária. É importante também não exagerar no seu consumo, pois trata-se de um elemento altamente tóxico quando em excesso.

 

2. Zinco

Esse mineral antioxidante atua como estimulante na produção de outras moléculas como vitaminas e enzimas, como a superóxido dismutase, além de ser um ótimo aliado para quem procura emagrecer, pois auxilia na sensação de saciedade e participa dos processos de degradação de carboidratos, lipídeos e proteínas.

As ostras são especialmente ricas em zinco, mas esse mineral também pode ser encontrado em alimentos como leite, queijo, camarão, peixe, carne vermelha e ovos.

 

3. Cobre

Assim como o zinco, o cobre também é cofator da enzima superóxido dismutase, além de participar de diversas reações enzimáticas que auxiliam a manter a integridade do DNA em divisões celulares.

Também é encontrado em grande quantidade em ostras, soja, nozes e sementes de abóbora, amendoim e gergelim.

 

4. Magnésio

Além de sua ação antioxidante, esse mineral também participa ativamente no metabolismo energético e na contração muscular, sendo sua deficiência associada à dificuldade de locomoção e à susceptibilidade a lesões.

Alguns dos alimentos mais ricos em magnésio são as castanhas em geral, as sementes de abóbora e as folhas escuras, como a couve e o espinafre. Estes também são ricos em fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino.

 

5. Manganês

É um importante mineral no combate a processos anti-inflamatórios, especialmente benéfico em casos de artrite, entorses e regulação do ciclo menstrual. Também promove maior eficácia das vitaminas do complexo B e C e auxilia nos processos de cicatrização.

É encontrado em frutos do mar, leguminosas como o feijão, sementes de girassol e abóbora e nozes em geral.

Vale lembrar que todos esses são nutrientes necessários em pequenas quantidades e podem ser tóxicos quando em excesso. Sendo assim, é preciso consultar um nutricionista caso você opte pela suplementação.

E você, está atenta à presença dos minerais antioxidantes na sua dieta? Siga-nos no Facebook, Twitter e fique por dentro de mais dicas como essas!

Posts Relacionados

Comentários estão fechados.