Como a meditação pode ajudar a diminuir o estresse?

Como a meditação pode ajudar a diminuir o estresse?

O atual ritmo de vida trouxe diversos problemas para o corpo e para a mente. Se antes as pessoas só pensavam em trabalhar e não se preocupavam com o próprio bem-estar, hoje muitos buscam diversos métodos para diminuir o estresse e garantir mais qualidade de vida.

 

A meditação é uma das práticas que auxiliam na redução do estresse e da ansiedade. Essa atividade busca focalizar a mente e deixar as preocupações de lado, promovendo o relaxamento metabólico, físico, emocional e mental.

 

Mas como o ato de meditar pode diminuir o estresse? Continue a leitura deste post e saiba como o exercício da meditação pode impactar nos níveis de estresse.

 

Impactos biológicos da meditação

A prática da meditação reduz a produção de adrenalina e cortisol, hormônios ligados ao estresse. Quanto mais profundo é o estado de meditação, mais relaxada a pessoa fica e menos hormônios de estresse são produzidos.

Há uma elevação na produção de endorfina, dopamina e serotonina, neurotransmissores associados às sensações de felicidade e prazer, à motivação e ao bem-estar.

O exercício de meditação também promove uma maior integração e efetividade no cérebro, ampliando as ondas cerebrais que proporcionam o relaxamento. Esse relaxamento possibilita um menor consumo de oxigênio pelas células corporais e uma redução na frequência cardíaca.

Todas essas alterações biológicas provocadas pela meditação ajudam na diminuição do estresse e no aumento da qualidade de vida.

 

Impacto da meditação no campo emocional

A rotina agitada do dia a dia não é a única culpada pelo estresse. Ele também é consequência de uma atitude interna. Olhar para dentro de nós mesmos e nos conhecermos é muito importante para aliviar esse sintoma.

O hábito de meditar faz com que as pessoas pensem de forma mais positiva, ajudando a encarar os problemas rotineiros. A meditação ajuda a libertar a mente de pensamentos supérfluos e negativos, fazendo com que o indivíduo descubra suas qualidades e habilidades.

Por meio desse autoconhecimento, é possível não só descobrir você mesmo como entender suas relações familiares, de trabalho e com seus amigos. Essa nova percepção ajuda a pessoa a focar na qualidade dos outros, melhorando os relacionamentos, desenvolvendo a paciência e reduzindo os níveis de estresse.

 

Benefícios da meditação

Além de diminuir o estresse, há diversos outros benefícios que podem ser alcançados com a prática regular da meditação. Selecionamos as dez principais vantagens, veja abaixo:

  • reduz a ansiedade;
  • aumenta a criatividade, a inteligência e a memória;
  • diminui tensões relacionadas à dor;
  • reduz a insonia e a depressão;
  • melhora o desempenho e aumenta a satisfação no ambiente de trabalho;
  • fortalece o sistema imunológico e nervoso;
  • relaxa profundamente o corpo e a mente;
  • melhora os relacionamentos e a vida social;
  • aumenta a produção de hormônios saudáveis e de neurotransmissores vitais;
  • proporciona uma visão mais positiva da vida.

O ato de meditar possibilita benefícios tanto em termos biológicos quanto em termos emocionais, estabelecendo um equilíbrio entre a mente e o corpo.

É importante destacar que a meditação ajuda na cura do estresse sofrido naquele momento e também previne o estresse futuro, deixando a pessoa renovada e mais alegre.

 

Agora que você já sabe como a meditação pode ajudar a diminuir o estresse, aproveite para ler o post sobre os alimentos que contribuem para o equilíbrio hormonal.

Posts Relacionados

Comentários estão fechados.