Prisão de ventre: conheça as causas e os tratamentos recomendados

Prisão de ventre: conheça as causas e os tratamentos recomendados

A prisão de ventre é um problema que acomete grande parte parte da população, principalmente as mulheres. Ela acontece quando os movimentos do intestino se tornam ineficientes e as fezes muito ressecadas e duras, o que dificulta seu trânsito intestinal.

Os principais sintomas são: sensação de cólica, desconforto e retenção de gases. Geralmente, a pessoa precisa exercer grande esforço para evacuar, o que muitas vezes não é efetivo. Além disso, ela evacua menos de duas vezes por semana. Quando constante, o incômodo causado pela prisão de ventre acaba afetando a qualidade de vida.

Neste texto, vamos falar sobre as principais causas de constipação intestinal e dar dicas sobre os tratamentos mais adequados. Acompanhe e veja o que você pode fazer para melhorar esse problema.

 

Principais causas da prisão de ventre

A constipação crônica pode ter várias causas. Listamos algumas abaixo:

 

Transtornos neurológicos

Lesão medular, doença de Parkinson, AVC, neuropatia autonômica e esclerose múltipla.

 

Cólon ou reto bloqueados

Câncer retal, estreitamento do intestino, tumores abdominais, retocele, fissura anal e câncer de cólon.

 

Alterações musculares

Incompetência dos músculos da pelve, que não conseguem relaxar para promover a evacuação. Os músculos estão enfraquecidos ou não relaxam e contraem adequadamente.

 

Problemas hormonais

Gravidez, hiperparatireoidismo, diabetes e hipotiroidismo.

 

Outras causas

Hábitos do dia a dia também são causas da constipação. Dentre eles, os principais são: baixa ingestão de água e fibras, viagens, sedentarismo, alta ingestão de laticínios, uso de sedativos, depressão e transtornos alimentares.

As causas mais comuns de prisão de ventre estão relacionadas ao estilo de vida. Por isso, com algumas medidas simples, é possível transformar esse quadro.

 

Mudanças na alimentação

A principal causa de constipação intestinal crônica é o baixo consumo de alimentos ricos em fibras. Sendo assim, mudanças nos hábitos alimentares são o primeiro passo para a melhora da prisão de ventre.

Água, frutas, verduras, cereais integrais e seus derivados, sementes oleaginosas e hortaliças devem ser consumidos em abundância. Em contrapartida, deve-se evitar alimentos constipantes como o café, as bebidas alcoólicas e o chocolate.

 

Uso de Suplementos

Os suplementos alimentares são formados de fibras e promovem uma regulamentação do funcionamento do intestino, por isso recomendamos o uso do Nature Fiber pois coopera para o equilíbrio das funções digestivas, intestinais e hepáticas, atuando na melhora dos problemas como: prisão de ventre, retocolite, diverticulite, diarréias, alergias, psoríase, aftas, úlceras e gastrites. Esses problemas são corrigidos naturalmente pelo equilíbrio do corpo.

Este produto prima por nutrientes naturais de fácil hidratação. Cada ingrediente foi pensado para a saúde e qualidade de vida dos indivíduos, gerando uma combinação harmônica e diferenciada para nosso bem estar.

 

Administração do estresse e exercícios físicos

O estresse e o sedentarismo também são duas grandes causas de prisão de ventre. Muitos chamam o intestino de “segundo cérebro”, já que ele sofre bastante com as alterações emocionais. Um bom equilíbrio das emoções é fundamental para uma boa saúde não só dos intestinos, mas de todo o corpo.

Além disso, procure sempre realizar exercícios. Os exercícios físicos, além de contribuírem para diminuição do estresse, promovem melhoras na motilidade intestinal.

Se, mesmo após essa mudança de hábitos, você ainda perceber sintomas de constipação, procure o seu médico para que ele avalie a melhor maneira de conduzir o seu caso. Afinal, a prisão de ventre pode ser causada por diversos fatores e alguns deles só o médico pode avaliar.

 

E aí, gostou do nosso texto? Deixe sua opinião nos comentários.

Posts Relacionados

Comentários estão fechados.