Funcionamento Intestinal na Lesão Medular

Funcionamento Intestinal na Lesão Medular

Para compreendermos melhor este assunto, a equipe da Jordans Saúde convidou o jovem Alisson Eduardo da Silva para contar sua triste experiência com a paraplegia ocasionada por um acidente de carro em Ibirama.

 

Alisson teve traumatismo pneumotórax, fratura de 3 vértebras e 3 costelas, além de rompimento de medula. Devido a isto, a simples rotina de ir ao banheiro, que era normal antes do acidente, tornou-se um desafio. Após usar continuamente o Nature Fiberobteve controle intestinal através da nutrição fornecida pelo suplemento.

Confira este impactante testemunho no vídeo abaixo e entenda melhor como funciona o intestino de uma pessoa com paraplegia.

 

 

A pessoa que sofre lesão na medula espinhal pode vir a perder a capacidade de movimentar e sentir todas as partes do corpo abaixo do local da lesão. Neste caso,  se a lesão na medula espinhal for logo acima dos quadris, a pessoa terá paralisia (perderá movimentação e sensações) nos quadris, pernas e pés.

 

Dentre as variadas consequências que a lesão medular espinhal (LME) pode ocasionar, destacamos o funcionamento do intestino. Há nervos na medula espinhal que controlam a evacuação e se eles estiverem danificados, a sensação das fezes se movendo pelo corpo e da necessidade de esvaziar o intestino é afetada. Como resultado, pode ser difícil saber quando o seu intestino está cheio e você também pode ter problemas para controlar a liberação de fezes.

 

A constipação intestinal é um agravante neste processo, pois afeta a qualidade de vida desencadeando até transtornos emocionais. Estima-se que cerca de 34% das pessoas com LME têm problemas intestinais em um grau que afeta seu cotidiano.

 

Devido à interrupção dos nervos da medula espinhal, as mensagens advindas da porção retal para o cérebro não conseguem passar pelo bloqueio na altura da lesão, o que pode resultar em movimentação intestinal insuficiente e acarretar constipação e impactação fecal. Os efeitos da imobilidade dessa musculatura variam dependendo do nível e da extensão da lesão.

 

É importante investigar os hábitos alimentares. Recomenda-se uma alimentação balanceada e uma hidratação adequada. Três refeições por dia (café da manhã, almoço e jantar) são recomendadas para que se tenha massa fecal suficientemente volumosa.

 

E aí, o que você achou dessas informações? Deixe seu comentário e se você conhece alguém  com LME compartilhe essa informação e ajude o maior número de pessoas.

Posts Relacionados

Comentários estão fechados.