Quais são os principais problemas intestinais e seus tratamentos?

Quais são os principais problemas intestinais e seus tratamentos?
O sistema digestório inclui boca, esôfago, estômago, pâncreas, intestino e algumas glândulas acessórias. Ultimamente, ele vem sendo chamado por muitos de “segundo cérebro”. Por esse motivo, os problemas intestinais têm tomado destaque no dia a dia das pessoas e é uma queixa rotineira nos consultórios médicos.

 

Extremamente comuns e com sintomatologia incômoda, os problemas que acometem o intestino são diversos e cada qual tem seu próprio tratamento. Neste texto, vamos abordar os principais distúrbios intestinais, explicando seus sintomas e tratamentos.

 

Síndrome do intestino irritável

 

Mais comum do que você imagina, porém muitas vezes sem diagnóstico bem feito, é a síndrome do intestino irritável. É uma doença crônica que acomete o intestino grosso ou cólon. Nela, os movimentos intestinais estão alterados, provocando uma série de sinais e sintomas.

Ainda não se sabe ao certo o que causa esse distúrbio, mas acredita-se que o intestino seja sensível ao aumento do estresse. Outra teoria é de que uma infecção prévia poderia desencadear a síndrome.

 

É um problema bem mais comum nas mulheres que nos homens e costuma ser um grande motivo da procura de um médico especialista. A síndrome pode aparecer em qualquer idade, mas geralmente acomete mulheres jovens.

Os principais sintomas são cólicas abdominais, gases e diarreia. No entanto, estes sintomas vão variar de pessoa a pessoa, podendo ser leves, moderados ou graves. Além disso, algumas pacientes podem apresentar constipação intestinal.

 

O tratamento tem como objetivo aliviar os sintomas. Eles começam com mudanças nos hábitos de vida, como, por exemplo:

 

  • não consumir alimentos estimulantes para o intestino;
  • ingerir mais fibras;
  • diminuir o estresse;
  • praticar exercícios físicos;
  • utilizar suplementos nutricionais que possuem fibras na composição.

 

Prisão de ventre

 

A prisão de ventre é um problema intestinal caracterizado pela dificuldade constante ou realização de grande esforço para evacuar.

As principais causas da prisão de ventre são ligadas aos hábitos de vida. Entre eles, podemos citar, principalmente, a baixa ingestão de água e fibras, o alto consumo de proteína animal, excesso de produtos industrializados, o estresse e o sedentarismo.

Na lista de sintomas, podemos encontrar cólicas abdominais, fezes duras e em pouco volume, acúmulo de gases, dor e esforço ao evacuar.

O tratamento da constipação intestinal é realizado por meio da mudança no estilo de vida. A pessoa passa a ingerir mais fibras (verduras, legumes, frutas, cereais ou suplementos com esse composto), água e a praticar exercícios físicos.

 

Câncer de Intestino

 

O câncer de intestino muitas vezes não é detectado em seu estágio inicial, já que seus sintomas podem ser confundidos com os de problemas comuns, como diarreia frequente, dor na barriga e sangue nas fezes.

Os sintomas vão variar de acordo com o local do tumor. O local mais afetado é a última parte do intestino. Nesse caso, o câncer é chamado de colorretal. Se os sintomas persistirem por mais de duas semanas, é aconselhável procurar um médico.

Alguns fatores de risco para o câncer de intestino são: idade avançada, obesidade, diabetes, histórico familiar de pólipos e doença intestinal inflamatória crônica.

O exame de fezes, a colonoscopia e a tomografia computadorizada auxiliam no diagnóstico. Já o tratamento é realizado de acordo com o tipo de tumor e sua evolução.

 

Excesso de gases

 

O excesso de gases no intestino pode ser causado por doenças, como a constipação intestinal, a gastroenterite e a síndrome do cólon irritável. É um distúrbio que pode provocar sensação de inchaço e dor abdominal.

Os fatores de risco são o consumo excessivo de bebidas gaseificadas, intolerância a lactose ou glúten e ser portador de distúrbios intestinais crônicos. O tratamento é realizado por meio de mudança de hábitos, uso de uma suplementação adequada e o tratamento das doenças de base.

É importante estar atento as alterações que acontecem nesse órgão tão importante do nosso corpo. Procure um médico que possa orientar o tratamento mais adequado para algum desses problemas intestinais. A saúde do intestino está diretamente ligada ao bem-estar e a vida saudável.

 

E aí gostou do nosso artigo? Deixe sua opinião nos comentários!

Posts Relacionados

Comentários estão fechados.