TPM: saiba as causas e sintomas e conheça tratamentos

TPM: saiba as causas e sintomas e conheça tratamentos
Basta se aproximarem os dias da menstruação que logo se manifestam alguns sintomas incômodos. A TPM realmente pode ter um impacto negativo na rotina da mulher e causar diversos transtornos.

Por isso, é importante informar-se o quanto possível, já que a TPM acontece todos os meses, e as mulheres precisam aprender a conviver com ela sem que o período seja tão estressante.

No post de hoje, descubra as causas da TPM e saiba como tratar essa síndrome e garantir bem-estar mesmo “naqueles dias”.

 

Quais são as causas da TPM?

Muitas pessoas acreditam que a TPM (tensão pré-menstrual), ou SPM (síndrome pré-menstrual), como também pode ser chamada, acontece apenas quando a mulher está menstruada.

Na verdade, ela inicia antes do período menstrual e pode continuar durante ele. Porém, é comum que os sintomas desapareçam quando o sangramento começa.

A TPM se manifesta cerca de 10 dias antes da menstruação e tem origem nas variações hormonais, pois há queda na produção de estrogênio e aumento da produção de progesterona.

Por outro lado, os hormônios influenciam a produção de serotonina e endorfinas, substâncias que causam a sensação de bem-estar. Assim, com a mistura de sensações, a mulher fica emocionalmente instável e, consequentemente, acontecem alterações em seu corpo.

 

Quais sintomas caracterizam a TPM?

A TPM possui sintomas físicos e psicológicos muito variados, porém, os mais comuns são:

  • Inchaços corporais;
  • Seios doloridos e inchados;
  • Cólicas;
  • Alterações no humor;
  • Ansiedade;
  • Mudanças no apetite;
  • Falta de concentração;
  • Dor de cabeça;
  • Problemas no sono;
  • Cansaço;
  • Distúrbios intestinais;
  • Náuseas;
  • Acne.

Para cada mulher, os sintomas variam: algumas nem mesmo os apresentam, outras sofrem com os mesmos problemas todos os meses e outras ainda percebem sintomas diferentes em cada ciclo.

 

Existe mais de um tipo de TPM?

Em razão dos muitos sintomas que a TPM pode causar, ela foi divida em 5 tipos diferentes. Conheça cada um deles:

 

1. Tipo A

Esse tipo de TPM se caracteriza por variações emocionais. Nesse caso, o estresse é estimulado pela liberação de cortisol e adrenalina. A mulher fica ansiosa, irritada, tensa, desatenta e tem dificuldade para dormir.

 

2. Tipo C

Mulheres que apresentam TPM tipo C sentem variações de apetite. Há compulsão ou desejo por certos alimentos, em geral doces ou gordurosos, e comidas diferentes. Isso acontece porque o cérebro precisa encontrar uma forma de compensar as sensações de prazer, alteradas pela produção hormonal. A TPM tipo C também pode causar dor de cabeça.

 

3. Tipo D

Nesse tipo de TPM, a mulher apresenta sintomas mais depressivos, em razão da queda na produção de serotonina. Ela fica irritada, com raiva, tem sentimentos violentos e pensamentos perturbadores e apresenta falta de concentração, falhas de memória e baixa autoestima.

 

4. Tipo H

A TPM tipo H é caraterizada essencialmente pela retenção de líquidos, que provoca inchaços nas mamas, no abdômen, nos pés e nas mãos. Ainda, o período pode provocar o aumento do peso corporal.

 

5. Tipo O

Na TPM tipo O, estão inclusos os sintomas menos comuns que algumas mulheres apresentam e que não se enquadram nos tipos já citados. Elas podem se queixar de mudanças nos hábitos intestinais, dores e cólicas, alergias, acne, náuseas, infecções respiratórias, sudorese e fogacho, entre outros.

 

Como tratar esse problema?

Os sintomas da TPM podem ser minimizados com a mudança de hábitos. Mulheres que mantêm uma alimentação balanceada, hábitos saudáveis e atividades físicas regulares têm o organismo e os hormônios equilibrados. Com isso, os sintomas da TPM podem se manifestar mais amenos ou imperceptíveis.

 

O consumo de chás calmantes e relaxantes também ajuda a aliviar a TPM, pois permite que a mulher se sinta mais tranquila. Alguns ajudam a acalmar as dores e cólicas, ou mesmo promovem a reposição hormonal.

 

O suplemento nutricional principal da Jordans Saúde que auxilia no tratamento é o Nature Woman pois tem atuação fisiológica que coopera organicamente para aliviar os desequilíbrios  endócrinos e hormonais decorrentes da falta de nutrição suplementar na mulher a partir da puberdade.

 

Porém, no caso da TPM severa (desordem disfórica pré-menstrual), é preciso da ajuda de um médico para receitar um medicamento que alivie os sintomas de imediato.

Nesse caso, a TPM interfere nas atividades da mulher, impedindo-a de cumprir as suas tarefas e causando brigas e desentendimentos expressivos com as pessoas próximas.

TPM não é frescura, e todas as mulheres deveriam saber formas para aliviar os incômodos e passarem por essa fase com tranquilidade.

Procurar o suporte de  um nutricionista funcional é muito interessante para que ocorra a mudança nutricional e retiradas de alimentos alergênicos e assim possa ocorrer o equilíbrio geral, principalmente o equilíbrio da microbiota intestinal, que esta inteiramente ligada ao controle hormonal.

Por isso, agora compartilhe essas informações nas redes sociais e ajude mais pessoas a se cuidarem melhor!

Posts Relacionados

Comentários estão fechados.