Dores abdominais femininas: quais as principais causas e tratamentos?

Dores abdominais femininas: quais as principais causas e tratamentos?
Dores abdominais femininas assim como outras enfermidades podem ser um transtorno para a vida agitada de muitas mulheres. As causas são diversas e os tratamentos também, por isso, é importante caracterizá-las adequadamente para garantir a resolução do problema.

 

Esses incômodos podem vir acompanhados de náuseas, vômitos e dores que podem se concentrar no meio da barriga ou irradiar para as costas. Em casos de dores fortes ou incapacitantes é fundamental procurar um hospital mais próximo.

 

Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Então acompanhe o post que preparamos.

 

Causas das dores abdominais femininas

O abdômen é formado por músculos que comportam muitos órgãos e a membrana que o reveste, chamada peritônio, ajuda no equilíbrio dos impactos que podem ocorrer nessa região.

 

Quando uma mulher apresenta uma dor abdominal pode ser decorrente de traumas externos ou doenças infecciosas de origem interna. No primeiro caso, ocorre uma pancada na região do abdômen decorrente principalmente de acidentes de trânsito ou problemas domésticos.

 

No segundo caso, os sintomas dolorosos ocorrem devido ao processo infeccioso que se instala e pode comprometer a funcionalidade dos órgãos tais como estômago, intestino, fígado ou pâncreas. A intensidade da dor é alta, porém não muito localizada sendo necessária a realização de exames de imagens.

 

Tipos de tratamento

Os tratamentos podem variar conforme a localização e intensidade da dor, bem como o comprometimento da função do órgão e o estado clínico da paciente. Eles podem se dividir em terapias medicamentosas ou cirúrgicas.

 

As terapias medicamentosas são utilizadas para alívio das dores e diminuição da inflamação. Mulheres que apresentam cólicas menstruais e aquelas que têm o fluxo endometrial desregulado costumam ter dores intensas nos primeiros dias. Nesse caso, são indicados os antiespasmódicos, ou seja, medicamentos que diminuem os espasmos uterinos.

 

Dores abdominais mais centralizadas têm como causa provável os problemas intestinais e, quando são intensas e rápidas, podem estar relacionadas à contaminação alimentar. Após a defecação é comum que o músculo intestinal ainda fique dolorido, e nessas situações, um analgésico pode resolver, porém é importante a ingestão de fibras e utilizar suplementos nutricionais pois ambos cooperam para o equilíbrio da flora intestinal.

 

As dores abdominais que necessitam de tratamento hospitalar imediato como por exemplo: a apendicite ou decorrentes de cálculos renais, sendo essa última considerada entre as 5 piores já estudadas. Somente intervenções cirúrgicas, como a retirada do apêndice ou das pedras do rim poderá resolver o problema.

 

Como lidar com as dores abdominais femininas

Apesar de a dor ser uma experiência subjetiva é inegável que ninguém suporte esse sintoma. Sabendo disso é importante sempre procurar ajuda de um profissional da saúde que adotará todas as condutas para aliviar e tratar o problema.

 

A dor quando intensa, é acompanha de fraqueza, desmaios e vômitos que debilitam muito o paciente, e dependendo da intensidade precisará de cuidados hospitalares. Por isso, ao detectar essas manifestações é imprescindível procurar ajuda especializada.

 

Para dores abdominais suportáveis, ou que sejam amenizadas por  tratamentos, também é crucial consultar um médico que fará o diagnóstico preciso e estabelecerá condutas terapêuticas para tratar a causa e não apenas esse sintoma.

 

Dores abdominais femininas costumam gerar angústia e apreensão nas mulheres, além de atrapalhar sua rotinas diárias. Suas causas devem ser investigadas por meio de consultas médicas emergenciais ou ambulatoriais para garantir melhora da dor e tratamento do problema.

 

E você, já teve alguma experiência desagradável com dores abdominais? Como você administrou esse problema? Comente!

Posts Relacionados

Comentários estão fechados.