O que são os alimentos funcionais?

O que são os alimentos funcionais?

Atualmente é possível perceber um constante aumento da preocupação com uma vida mais saudável, que fez com que muitas pessoas conhecessem a nutrição funcional. No entanto, muitas acabam se perguntando o que são os alimentos funcionais e quais são os benefícios que eles podem proporcionar à saúde.

 

Se você é uma dessas pessoas, continue a leitura do post e tire suas dúvidas!

 

Os alimentos funcionais

Todos os alimentos naturais possuem funções nutricionais. Ocorre que alguns deles oferecem outras vantagens além de saciar a fome e, por isso, são classificados como funcionais.

 

São várias as opções de alimentos desse tipo e eles podem ser escolhidos de acordo com a necessidade da dieta de cada indivíduo. Estes são alguns exemplos:

 

Soja

A soja é considerada um alimento funcional por conter nutrientes como isoflavonas, fitosteróis e ácidos graxos poliinsaturados, que auxiliam na redução de doenças crônicas e degenerativas, previnem o câncer e ainda têm ação estrogênica, reduzindo os efeitos da menopausa. A soja pode ser consumida muitas vezes na forma fermentada, como por exemplo o tofu.

 

Folhas verdes

As folhas verdes possuem a luteína, um nutriente reconhecido como funcional por ter ação antioxidante, protegendo as células dos radicais livres. A couve, o espinafre, a acelga, o brócolis, o alface e o nabo são alguns exemplos de alimentos que possuem a luteína. As folhas verdes terão também ótimas fontes de magnésio, ferro e cálcio, e que quanto mais verde escuro, mais concentrações de minerais e substâncias desintoxicantes estão presentes.

 

Linhaça

A linhaça já é popularmente conhecida por ser encontrada em diversos alimentos integrais e não é à toa. Ela possui o ácido linoleico, que estimula o sistema imunológico, além de ter ação anti-inflamatória. Além disso, ela também tem lignanas, que podem inibir tumores hormônio-dependentes.

 

Chia

Usada há muito tempo pelos maias e astecas com o objetivo de aumentar a resistência física, a chia contém ômega 3, fibras e proteínas e diversos outros componentes nutricionais que são importantes para o organismo.

 

Alho e cebola

Usados normalmente para temperar alimentos, o alho e a cebola contém sulfetos alílicos, que podem proporcionar vários benefícios como a redução do colesterol, a melhora do sistema imunológico, da pressão sanguínea e ainda a redução do câncer gástrico. São ricos em quercitina, que possui uma atividade desintoxicante bastante evidenciada.

 

Casca de uva

De acordo com a Embrapa, o insumo do bagaço de uva tem um alto teor de compostos funcionais. Foi realizada uma pesquisa em conjunto com a Universidade Federal do Rio de Janeiro e descobriram que a casca de uva possui muitos antioxidantes, além de alto valor nutricional.

 

Os alimentos funcionais e o estilo de vida saudável

Apesar desses nutrientes serem de fato muito bons para saúde, para que eles realmente tenham um efeito positivo, é necessário que sejam acompanhados de uma dieta balanceada. Afinal, de nada adianta consumi-los com grandes quantidades de açucares e gorduras, que fazem mal à saúde.

 

A suplementação como aliada

Estes alimentos devem ser ingeridos regularmente e, como muitas pessoas não conseguem incluir a quantidade necessária no dia a dia somente por meio da alimentação, os suplementos podem ser uma boa alternativa.

 

É importante apenas levar em consideração a procedência do produto e analisar o rótulo, verificando sempre com um profissional quais são as necessidades do seu organismo.

 

Os suplementos da Jordans Saúde você encontra todos os nutrientes necessários e grandes aliados a todos estes alimentos que comentamos neste artigo. Acesse  👉Onde Encontrar para ter acesso ao endereço das lojas parceiros e tenha a facilidade para adquirir a linha de suplementos nutricionais com conforto e segurança.

 

Agora que você já sabe o que são alimentos funcionais, procure uma qualidade de vida melhor, por meio de uma boa alimentação, exercícios físicos e outras medidas que possam fazer com que seu corpo funcione melhor.

 

Gostou do artigo? Então curta nossa página do Facebook e tenha acesso a diversos outros conteúdos que podem te ajudar a levar uma vida mais saudável!

Posts Relacionados

Comentários estão fechados.