Suplementos para crianças: como avaliar a necessidade?

Suplementos para crianças: como avaliar a necessidade?

A alimentação dos filhos é uma preocupação recorrente na vida de qualquer mãe. Há sempre aquela vontade de fornecer tudo o que for necessário para o melhor desenvolvimento desse membro tão importante da família.

 

As vitaminas e os minerais são imprescindíveis para o funcionamento do organismo das crianças, intervindo em múltiplos processos metabólicos. Por isso é preciso avaliar a necessidade de fazer uso de suplementos para garantir que seu filho tenha um bom desenvolvimento.

 

Não sabe como fazer isso? Descubra no post de hoje.

 

1. Avalie a alimentação atual

Para um bom desenvolvimento, a criança precisa ingerir quantidade suficiente de determinados nutrientes. Carboidratos, proteínas, gorduras, calorias, vitaminas e minerais são exemplos do que a criança deve ter no prato.

 

Quando ela não consome esses nutrientes na quantidade indicada, muito prejuízo pode haver no seu organismo: o sistema imunológico, a pele (com o surgimento de lesões) e até o paladar (com alterações no gosto).

 

Nos casos em que a alimentação não está sendo suficiente, a suplementação tem um grande papel: fornece os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável dos pequenos, com a vantagem de já vir com as doses exatas para o dia da criança.

 

2. Procure um nutricionista

É comum que os pais tenham uma visão errada a respeito da saúde da criança — muitas vezes, uma criança com o peso ideal pode estar desnutrida, por exemplo. Por isso procurar um profissional da saúde (nutricionista ou médico) ajuda no processo de avaliar a necessidade de suplementação ou de uma mudança de hábitos.

 

Esses profissionais possuem as ferramentas e os conhecimentos necessários para indicar o melhor caminho. Desse jeito você saberá se o peso e a altura do seu filho estão normais, por exemplo.

 

3. Observe o comportamento da criança

Como anda o desenvolvimento cognitivo e fisiológico do seu filho? Ele se comunica e interage normalmente? Esses acontecimentos comuns ao longo do crescimento da criança devem ser observados, pois podem indicar alguma deficiência nutricional.

 

Quando for percebido algo diferente, como dificuldade cognitiva ou estatura muito baixa, pode ser sinal da falta de algum nutriente no organismo. Logo, um profissional da saúde deve ser procurado para avaliar o possível benefício da suplementação para essa criança.

 

4. Conheça os mais indicados suplementos para crianças 

Normalmente, os suplementos mais utilizados são os ricos em ferro, cálcio, vitamina A, polivitamínico e os famosos estimuladores de apetite. Todos eles desempenham ótimo papel no desenvolvimento da criança, desde que haja realmente a necessidade.

 

Essa necessidade pode ser desde um problema no crescimento até uma doença crônica. Contudo, felizmente há a possibilidade de complementar a alimentação do seu filho com suplementos que fornecem a quantidade necessária para proporcionar um crescimento saudável.

 

Há muitas dúvidas acerca dos suplementos para crianças, bem como acerca da necessidade do seu uso. O melhor caminho é sempre entender o seu filho, tentar identificar possíveis necessidades não supridas e buscar a opinião de um profissional da saúde.

 

Muitas vezes, uma mudança de hábito já é suficiente, mas em algumas situações a suplementação é a peça-chave para que a criança se desenvolva bem e se torne um adulto saudável.

 

O que você acha da suplementação para crianças? Já tinha percebido o quanto ela é fundamental em alguns casos? Deixe o seu comentário!

Posts Relacionados

Comentários estão fechados.