Entenda o que causa celulite e como evitá-la

Entenda o que causa celulite e como evitá-la

Apesar de tão comum, a celulite ainda é uma das principais reclamações das mulheres quando o assunto é o próprio corpo. E não tem jeito, mesmo não sendo uma condição médica grave, ela causa desconforto e dá aquela balançada em nossa autoestima.

 

A lipodistrofia ginóide, nome técnico da celulite, é uma alteração causada pelo acúmulo de água, toxinas e gordura nas células. Ela acontece, inicialmente, devido à retenção de líquido e também é influenciada por hormônios femininos. Por isso, mulheres tem mais tendência que os homens — a genética também conta pontos.

 

Existem, no entanto, alguns graus de celulite, que variam de acordo com o aspecto das áreas elevadas, se apresentam ou não lesões, número, profundidade, entre outros fatores.

As dermatologistas Taciana Dal Forno, Doris e Camile Hexsel determinaram uma classificação mais assertiva e simplificada, que mostra se as celulites são leves, moderadas ou graves.

 

Para cada um desses graus é indicado um tipo de tratamento que pode ter resultados mais efetivos. Entenda o que causa celulite e como evitá-la.

 

Afinal, qual é a causa da celulite?

São vários os fatores que podem levar à formação de celulite em nosso corpo. Como citamos, a genética é um deles. Porém, o excesso de peso também está relacionado a seu desenvolvimento. Há a relação entre gordura e massa muscular que, se pendendo mais para o lado da gordura, tende a essa alteração nas células.

Encontramos também a ação dos hormônios femininos e a de fatores externos, como a poluição e o estresse. Dois outros elementos que fazem a diferença são a alimentação e a falta de exercícios físicos.

Desidratação e metabolismo lento não necessariamente causam celulite, mas contribuem para agravar seu nível.

 

Como evitar celulite?

É clichê, mas não poderia ser mais verdadeiro: a prevenção é o melhor remédio. Tendo em vista os fatores responsáveis por sua formação, separamos algumas dicas que podem ajudar a evitá-la:

  • A hidratação é ponto-chave, ainda mais nesse calor! Beber dois litros de água garante, além de uma pele mais brilhante e saudável, a eliminação das toxinas, o que auxilia no tratamento da celulite;
  • Cortar 100% o açúcar refinado é quase impossível, mas tente fazer substituições — sai o pão francês e entra o pão integral, por exemplo;
  • Exercícios físicos favorecem a queima de gordura e ajudam no combate às celulites, principalmente os aeróbios, como corrida e bicicleta;
  • Os grandes vilões você já conhece: refrigerante e álcool. Dê preferência a sucos naturais, chás gelados e água, mas, em uma festa, é preferível tomar uma bebida destilada do que fermentada (como cerveja);
  • A cafeína também não passa impune. Como ela possui ação diurética, contribui para desidratar nosso organismo e prejudica a circulação sanguínea. Reduza o consumo para duas xícaras de café por dia e, se possível, corte o açúcar;
  • Restrinja o sódio na dieta, uma vez que ele favorece a retenção de líquidos. Uma dica é não deixar o saleiro na mesa durante as refeições. Tente manter o controle de sua ingestão e não passe das 2g diárias;
  • Procure incluir fontes magras de proteína na alimentação. Você pode encontrá-las nas carnes brancas (aves e peixes), na clara do ovo e até em carnes vermelhas magras.

 

Aliando uma boa alimentação à prática frequente de exercícios físicos, é possível obter bons resultados tanto na prevenção quanto no combate à celulite. Claro que o ideal é evitar celulite, mas, caso você esteja no segundo grupo, pode também buscar tratamentos estéticos que ajudarão na circulação linfática, melhorando o edema e estimulando a produção de colágeno, por exemplo.

 

Agora que você já sabe como evitar e combater as temidas celulites, por que não compartilhar as dicas em suas redes sociais para ajudar as amigas?

Posts Relacionados

Comentários estão fechados.