4 dicas importantes na gestão de estoque para farmácias

4 dicas de gestão de estoque para farmácias
Realizar o pedido e o armazenamento correto dos medicamentos é um grande desafio da gestão de estoque para farmácias. Todo cuidado com os produtos é pouco, visto que são mercadorias que afetam a saúde pública.

Além da preocupação que deve existir a respeito da segurança e da integridade, o gestor deve estar atento às necessidades dos clientes, pois a fidelização dos consumidores é essencial para a lucratividade do negócio.

 

Sendo assim, você não pode deixar de conferir nossas dicas para melhorar a gestão de estoque em sua farmácia de uma vez por todas!

 

1. Supervisione desde a entrada da mercadoria

Antes de receber a mercadoria, você deve garantir que todo o ambiente esteja preparado para a descarga. O local deve estar limpo, a nota fiscal deve estar em mãos, os funcionários com o treinamento adequado e as interrupções precisam ser evitadas.

Não se pode confiar totalmente no fornecedor, mesmo que ele seja um parceiro de longo prazo. É preciso conferir as datas de fabricação e de validade, a quantidade recebida, as condições das embalagens e do veículo que transportou a mercadoria.

Para automatizar o recebimento e dar mais confiança e agilidade ao processo, é interessante realizar o investimento em um software para gestão de estoque. No mercado, existem várias opções, por isso, faça uma pesquisa para encontrar o ideal.

 

2. Controle de lotes e vencimentos

Essa é uma prática que deve se tornar um hábito para o gestor. Vender medicamentos vencidos pode criar uma série de situações negativas para sua farmácia, como manchar a imagem da empresa, sofrer multas e passar por vigilância, por exemplo.

É mais comum que o responsável pelo estoque tenha cuidados maiores com medicamentos controlados, tais como os psicotrópicos e os antimicrobianos. Entretanto, essa vigilância deve acontecer com todos os produtos do seu estabelecimento.

Por isso, controle os lotes e garanta que o sistema PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai) esteja acontecendo para evitar problemas legais para sua farmácia e diminuir o desperdício de medicamentos após o vencimento.

 

3. Realize a contagem de estoque periodicamente

Esse processo deve existir em qualquer empresa que possua um estoque, pois ele ajuda a garantir o bom funcionamento, auxilia nos pedidos de compra e contribui para o controle dos lotes e vencimentos.

A contagem do estoque deve ser realizada periodicamente. Essa necessidade varia conforme o tamanho do armazenamento, a rotatividade dos produtos e as datas de recebimento.

Com a contagem acontecendo regularmente, o gestor conseguirá identificar oportunidades que interferem no funcionamento da farmácia, como a falta de sistema PEPS, a desorganização do ambiente e o extravio de mercadoria, por exemplo.

 

4. Invista em treinamento e em ferramentas de gestão

O estoque representa uma das partes mais importantes de sua farmácia, pois é nele que o capital está investindo e são os produtos que vão gerar a receita para manter as obrigações em dia.

Para garantir a estocagem dentro do ideal (nem em excesso e nem em falta), o melhor é investir em ferramentas de gestão. Os softwares fornecem dados para o controle, disponibilizam relatórios de consumo e trazem maior segurança na tomada de decisão.

Uma vez que você fez a escolha pela plataforma, o próximo passo é treinar a equipe para que todos estejam preparados para atender corretamente o cliente, para utilizar da ferramenta e manter o estoque dentro do padrão.

Qual dessas dicas de gestão de estoque para farmácias mais te ajudou? Deixe um comentário nos contando como você vai aplicar nossas sugestões no seu estabelecimento.

Posts Relacionados

Comentários estão fechados.