5 dicas para fidelização de clientes

5 dicas para fidelização de clientes

Você tem a preocupação em vender sempre mais e melhor? Empenha-se em criar ações para fidelização de clientes? Suas estratégias de vendas estão dando resultados? E sua equipe, esforça-se para atender bem e conquistar resultados?

 

Pois bem, essas são apenas algumas das perguntas que um bom gestor deve se fazer quando tem como objetivo a fidelização de clientes. Dante da concorrência cada vez maior, buscar um diferencial para atrair e conquistar a clientela pode surtir grandes resultados. É através de boas estratégicas que se chega lá.

 

Sendo assim, você já pensou em implantar em seu negócio um programa de fidelidade? Sabia que essa ferramenta pode ajudar a trazer muitos clientes e ainda fidelizá-los? Acompanhe as 5 dicas que trouxemos para você!

 

1. Crie um cartão fidelidade

O cartão fidelidade pode facilitar muito a vida dos gestores em geral, visto que cria vínculos entre empresa e clientes. Na verdade, é um sistema de relacionamento e premiação. É composto por um conjunto de ações que qualquer empresa pode criar para manter seus melhores clientes.

 

Para pequenos empreendedores, pode ser um cartão de papel, sem a necessidade de ser magnético. No entanto, deve oferecer benefícios aos clientes. Um bom exemplo disso é a empresa marcar a quantidade de compras que os clientes fazem e, após um determinado número, oferecer uma recompensa, que pode ser um desconto, um brinde ou outra opção qualquer, mas sempre respeitando aquilo que seja mais conveniente para ele.

 

2. Faça um bom cadastro de clientes

Conhecer bem o público com o qual sua empresa tem contato é fundamental para a criação de um bom cadastro de clientes. Só assim é possível criar estratégias para fidelizá-lo.

 

A primeira tarefa a ser feita é relacionar os clientes e organizar um cadastro completo, com nome, telefone, e-mail e outras informações, como as preferências e os interesses que tenham a ver com o produto ou serviço comercializado pela empresa.

 

Muitas vezes o cliente não tem tempo de preencher fichas, só interessando a ele comprar o produto e sair. No entanto, se a empresa oferecer algo em troca — que seja atraente para ele —, certamente ele não vai se incomodar em perder alguns minutinhos.

Esses dados a mais são essenciais para uma estratégica de fidelização de clientes, já que, através deles, você saberá seus gostos e suas necessidades.

 

3. Ofereça canais de comunicação

Contar com canais de comunicação eficientes vai estreitar ainda mais o relacionamento com os clientes, tendo em vista que, para facilitar a adesão, é importante estar em constante contato com eles ou, pelo menos, toda vez que houver necessidade.

 

Sendo assim, um e-mail já é muito importante. Por meio dele, é possível enviar aos clientes promoções e novidades. Mas, atenção, evite o excesso – a maioria não gosta dessa ação. Mande somente mensagens que atendam às necessidades de cada um. Daí a importância daquele questionário que falamos acima.

 

Criar páginas em redes sociais é também uma ferramenta poderosa, uma vez que, por meio desse canal, será possível informar as promoções e as novidades da empresa.

 

4. Facilite a vida do cliente

Não encontrar determinado produto que você queira muito pode acontecer em qualquer estabelecimento e com qualquer pessoa. Só que existe um forma de agradar o cliente, até nesses momentos.

 

Acredite, você pode transformar essa situação em uma oportunidade de venda e ainda fidelizar o cliente. Sabe como? Prometendo o envio do produto, assim que ele estiver disponível. Certamente, isso vai impressionar o cliente e fazer com que ele retorne.

 

5. Deixe as regras bem claras para o cliente

Não deixe nenhuma dúvida em relação às regras de funcionamento do programa. Todas e quaisquer vantagens às quais os clientes tenham direito devem ser muito bem explicadas, evitando gerar qualquer tipo de divergência quanto à interpretação. Isso é muito importante para manter a transparência da empresa.

 

Outro ponto importante é fazer do cartão fidelidade algo fácil de usar, sem muita burocracia e dificuldades, que possam contribuir para a desistência do cliente.

 

Você gostou do nosso post sobre fidelização de clientes? Concorda que um programa de fidelidade pode trazer excelentes resultados? Comente, dê sua opinião, diga-nos o que pensa a respeito! Vamos adorar sua participação!

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