Fluxo menstrual desregulado: quais as causas e consequências?

Fluxo menstrual desregulado: quais as causas e consequências?
A menstruação começa a fazer parte da rotina das mulheres quando elas chegam à adolescência, momento em que tem início a produção dos hormônios sexuais.

Porém, ao longo de sua vida, uma mulher pode vir apresentar um fluxo menstrual desregulado, e esse tipo de alteração deve ser observada com atenção, porque pode trazer consequências negativas para a saúde.

Leia o post de hoje para entender mais sobre esse problema e conhecer como tratá-lo. Acompanhe!

 

Como se caracteriza o fluxo menstrual desregulado?

O fluxo menstrual possui variações em seu tempo para cada mulher. Ele é considerado regular quando acontece em intervalos de 21 a 35 dias, com duração entre 2 e 7 dias. Para adolescentes, o intervalo de até 45 dias pode ainda ser considerado como normal.

O volume de fluxo costuma ter uma média de 80 ml por ciclo. Isso equivale a um absorvente externo a cada hora ou a um absorvente interno a cada duas horas.

Quando a menstruação não apresenta essas características, então, considera-se que a mulher possui um fluxo menstrual desregulado. Nesse caso, ela pode apresentar:

  • Menorragia: quando os intervalos entre os ciclos permanecem regulares, mas há um aumento do volume do fluxo.
  • Hipermenorragia: quando acontece o aumento da duração da menstruação e também do volume do fluxo.
  • Metrorragia: quando ocorrem sangramentos fora do ciclo normal e ainda há aumento do fluxo.
  • Oligomenorreia: quando a menstruação é escassa e pouco frequente, com intervalos de 35 dias ou mais.
  • Amenorreia: quando a ausência da menstruação acontece durante meses, cerca de 3 a 6 (em alguns casos, até mais).

O que causa o problema?

O fluxo menstrual é regulado através do equilíbrio entre o cérebro, os ovários e o útero. Afinal, é o cérebro que envia sinais para os ovários responderem produzindo hormônios. Já estes atuam sobre o útero e outros órgãos do corpo da mulher, inclusive o seu intestino.

Lembrando que é no intestino que estão os receptores hormonais e a saúde intestinal tem atuação direta no equilíbrio hormonal (saiba mais).

 

Quando algum fator interfere nessa comunicação ou resposta, o resultado é que a menstruação fica desregulada, manifestando-se como um dos problemas citados no item anterior.

As causas do fluxo menstrual desregulado são bastante variadas. Conheça algumas das principais a seguir:

  • fatores emocionais;
  • distúrbios ou alterações hormonais;
  • problemas ginecológicos;
  • uso de métodos contraceptivos (como DIU e pílula, por exemplo);
  • excesso de atividade física;
  • alterações bruscas no peso corporal;
  • processos inflamatórios.

Qualquer fator que altere a produção hormonal feminina, ou, então, tenha impacto direto sobre a saúde e a estrutura do seu sistema reprodutivo pode causar o fluxo menstrual desregulado.

Estresse, ansiedade, irritação, depressão, entre outros problemas, também influenciam, já que promovem alterações no cérebro e na produção de hormônios.

 

Quais as consequências desse distúrbio menstrual?

Cada variação do fluxo menstrual desregulado pode trazer um tipo de complicação de saúde. Uma delas é a mulher não saber exatamente quando ocorre o seu período fértil (ovulação), o que pode implicar em gravidez não planejada.

Porém, o fluxo menstrual desregulado também pode causar deficiência de ferro, quando acontece o aumento do volume do fluxo ou mais de um sangramento por mês.

Já no caso de ausência da menstruação, isso pode dificultar a gravidez para quem deseja ser mãe e ainda causar desequilíbrios orgânicos, pois o problema acontece em razão da alteração hormonal (e os hormônios atuam em todo o organismo).

 

É possível tratar o fluxo menstrual desregulado?

O fluxo menstrual desregulado tem tratamento, que varia de acordo com a causa. É preciso consultar um ginecologista e expor o problema para identificar a motivação e observar se não há doenças subjacentes.

 

O equilíbrio orgânico também é importante para regular o fluxo menstrual. A adoção de uma alimentação saudável, com suplementos nutricionais, a prática regular de atividades físicas, o controle do estresse e a busca por equilíbrio emocional e mais qualidade de vida são medidas que favorecem as funções orgânicas e cerebrais.

Por isso, se você apresenta um fluxo menstrual desregulado, busque a ajuda de um profissional, mas também faça a sua parte. Garanta o seu bem-estar e equilíbrio orgânico adotando uma dieta saudável e bons hábitos.

 

E você? Já viveu ou vive com esse problema, ou, então, já orientou alguém que sofre com o fluxo irregular? Conte pra gente nos comentários!

Posts Relacionados

Comentários estão fechados.