6 dicas de gestão financeira indispensáveis para farmácias

6 dicas de gestão financeira indispensáveis para farmácias

Em diversas empresas, a sobrevivência de um negócio depende exclusivamente do gerenciamento das finanças. E, mesmo que ainda seja um grande desafio para as farmácias, impedir pequenas falhas é o primeiro passo para conquistar a educação financeira.

 

A gestão financeira é o coração de uma empresa, sendo ela responsável por manter todas as outras áreas funcionando bem. Contudo, nem sempre é fácil cuidar da saúde dos negócios ou controlar as próprias finanças, por isso, conhecer um pouco sobre gestão financeira e aplicá-la na sua farmácia pode tornar os processos mais práticos e menos complicados.

 

E, foi pensando justamente nisso, que selecionamos algumas dicas sobre gestão financeira para farmácias. Confira cada uma delas e salve a vida do seu negócio!

 

 

1. Faça o planejamento estratégico

Inicialmente, saiba quais são as metas e objetivos financeiros da sua farmácia, faça uma análise de como está a empresa hoje, identificando falhas e traçando melhorias. Além disso, para facilitar seu planejamento, mantenha registrado todos os dados necessários para compreender a situação financeira atual, incluindo dívidas, projeções de lucros etc.

 

Conhecer a realidade do próprio negócio permite que você desenvolva as estratégias certas. Por outro lado, antes de tomar qualquer decisão com relação às finanças é importante planejar cada passo a fim de não ter surpresas desagradáveis ao longo do caminho.

 

 

2. Acompanhe o fluxo de caixa

Para saber os verdadeiros lucros de uma farmácia é necessário acompanhar as entradas e saídas do caixa. Porém, para tornar essa análise mais eficiente, utilize planilhas ou softwares que possam registrar as diferentes formas de pagamento, as datas, os pagamentos realizados, despesas variáveis ou fixas etc.

 

 

3. Controle seu estoque

Muitas vezes ignorado, ou sem controle algum, o estoque pode se transformar em um grande vilão na gestão financeira, sendo responsável pelo desperdício de dinheiro, um exemplo disso é o acúmulo de mercadorias que muitas vezes não são contabilizadas e acarretam custos extras.

 

Entretanto, para evitar esse problema e conseguir manter as finanças em dia, é fundamental controlar o estoque, registrando todos os produtos, assim como suas entradas e saídas. Dessa forma, fica mais identificar qual produto está obtendo alto giro, qual o momento ideal para fazer promoções, entre outras opções.

 

 

4. Separe as finanças pessoais das empresariais

Em muitas farmácias, ainda é comum misturar as finanças pessoais com as da empresa. Isso ocorre porque, sem perceber, realizamos pagamentos ou retiramos dinheiro do caixa sem dar atenção às consequências que esse atitude traz.

 

No entanto, a melhor alternativa é separar todo dinheiro a fim de não causar nenhuma confusão na hora de fazer a gestão financeira para farmácias. Se você é o proprietário do negócio, defina um salário para você e administre suas finanças pessoais com o valor que determinou.

 

 

5. Reduza a inadimplência

A falta de pagamento dos clientes ainda é vista como um grande problema para todos nós. Por isso, para reduzir a inadimplência é necessário realizar cobranças frequentes, estipular multas pelos atrasos e caso perdure uma dívida, realize negociações que sejam justas para ambas as partes. Procure orientação profissional quando se trata de cobranças de moras ou juros a fim de agir corretamente conforme a lei e aplicar de forma ética.

 

 

6. Conte com a ajuda da tecnologia

Nem sempre uma farmácia consegue acompanhar o fluxo de caixa, fazer cobranças e controlar o estoque com eficiência utilizando o papel e a caneta. No entanto, com a ajuda da tecnologia cada processo pode ser realizado de uma forma mais prática e eficaz.

 

Isso envolve ter ferramentas de gerenciamento financeiro, como softwares. Esses sistemas garantem máxima qualidade nos resultados e ainda torna a gestão financeira mais confiável e otimizada.

 

Existem no mercado sistemas com um custo muito atrativo que permitem gerenciar sua farmácia como um todo.

 

Dica: procure sistemas on-line (dados ficam armazenados em nuvem), assim você pode gerenciar seu negócio de qualquer lugar e fazem você aproveitar melhor seu tempo criando estratégias para melhor atender seu cliente que é o seu principal patrimônio.

 

 

Está pronto para colocar nossas dicas sobre gestão financeira para farmácias em prática? Ficou com alguma dúvida? Basta deixar seu comentário em nosso post! 

Posts Relacionados

Comentários estão fechados.